22 de abril de 2012

O CONCELHO DE BELÉM part II

.
Com a reforma administrativa de 11 de Setembro de 1852, foi extinto o chamado Termo de Lisboa (um vasto território que se estendia a Norte e a Ocidente da Cidade de Lisboa) e criados dois novos concelhos: Belém e Olivais.

Para saberes mais informações sobre a evolução das freguesias de Lisboa, ao longo dos séculos XIX e XX, clica aqui.

O Concelho de Belém englobava as freguesias de Ajuda, Belém, Benfica, Carnide, Odivelas e, ainda, S. Pedro de Alcântara (extra-muros), S. Sebastião, (extra-muros) e Santa Isabel (extra-muros), ou seja, áreas exteriores à Estrada da Circunvalação.
Em 1886, com a expansão da cidade de Lisboa, foi criada uma nova Estrada da Circunvalação a qual, permaneceu até aos dias de hoje (pelo menos parte dela).

Entretanto o Concelho de Belém foi extinto...

O primeiro presidente do Concelho de Belém, foi a grande figura da cultura portuguesa Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo.



A entrada da Freguesia de Carnide (vindos pela Estrada da Correia e do último trecho da Estrada do Poço do Chão) e paredes meias com a velha Igreja de S. Lourenço ,  no Largo do Malvar, lá esta a primeira referência ao antigo Concelho de Belém: o chafariz e, esculpida na pedra, a inscrição: "Câmara Municipal de Belém – 1857"…
O local é razoavelmente conhecido da população local.
Procurando a memória do Concelho de Belém nas redondezas, descobre-se algo mais…

Memória do Concelho de Belém no Largo da Luz, Freguesia de Carnide. Encontra-se incrustada no muro de protecção do Convento dos Franciscanos.


mais perto.



Mais perto ainda.


O histórico testemunho do Concelho de Belém encontra-se incrustado no muro de protecção do Convento dos Franciscanos, no Largo da Luz, em Carnide…Naquele insólito local, passa completamente ignorado a quem quer que seja…
A inscrição, perfeitamente legível, menciona o Presidente da Câmara Municipal e os Vereadores daquela época: 1862… Reza assim:


"PRAÇA DE NOSSA SENHORA DA LUZ
MANDADA EDIFICAR PELA CAMARA MUNICIPAL DE BELÉM.
SENDO PRESIDENTE JOÃO ANTÓNIO DE SOUZA E VEREADORES MANUEL JOSÉ GONÇALVES. PEDRO AUGUSTO FRANCO. D. SEBASTIÃO DA SILVA PESSANHA. FAUSTINO JOSÉ DE FREITAS. JOSÉ ANTÓNIO CAPUCHO. FRANCISCO EVANGELISTA PACHECO.
1862"



Memória do Concelho de Belém no Largo da Luz, Freguesia de Carnide com a inscrição onde é mencionada a Vereação da Câmara Municipal de Lisboa no ano de 1862.




Memória alusiva ao Concelho de Belém no Largo da Luz,
Carnide

Símbolo de Belém hoje:


Fotos de F. Castelhano

2 comentários:

O Blog da Rua disse...

Este post teve origem no trabalho realizado pelo "Blog Retalhos de Bem-Fica"

Anónimo disse...

Os nossos agradecimentos pela referência da origem sobre este tema! Fausto Castelhano